Novo Consumismo

Uma tendência chamada “Novo Consumismo” tem ganhado cada vez mais destaque na mídia. Trata-se do comportamento entre os consumidores mais jovens, que pensam mais antes de comprar produtos supérfluos ou não tão urgentes. Alguns falam que tal comportamento é culpa da crise. Bom, culpa dela ou não, grandes varejistas como Primark e Marks and Spencer registraram declínio nas vendas pela primeira vez em 20 anos.

O novo consumismo aliou alguns fatores, como por exemplo: maior exigência e menor fidelidade por parte dos clientes e uma onda chamada “anti ostentação”. Segundo Daniela Klaiman, diretora de planejamento da agência de pesquisa de tendências BOX1824, “ (Esta é) uma geração que não está ávida para comprar. Ela está cada vez mais consciente e, inclusive, tem vergonha de falar de altos gastos em produtos superficiais”

Uma combinação não muito agradável para as grandes redes, não é mesmo? Mas, este comportamento, nos faz pensar em qual deve ser a relação, a partir de agora, entre marca e consumidor. Sabe aquela famosa sigla que aprendemos nas primeiras aulas de marketing da faculdade, CRM? Pois é! Ela é mais importante do que nunca. Ou melhor, ela é fundamental.

É percebido também que as marcas que exploram um lifestyle, porém, que valorizam a individualidade de cada cliente, estão se destacando. Um exemplo é a marca Reserva, liderada por Rony Meisler (um dos palestrantes da Fala, #ficaadica), que registra crescimento de 32% ao ano, em suas 49 lojas próprias (entre Reserva, Eva e Mini). A Reserva é engajada socialmente, como no caso do projeto 1P=5P, onde, para cada peça de roupa vendida, eles viabilizam a entrega de 5 pratos de comida para quem tem fome no Brasil. Ela pratica o Capitalismo Consciente e talvez o mais importante: ela valoriza as pessoas. Funcionários, prestadores de serviços ou clientes.

One thought on “Novo Consumismo

  1. Hello! I just wanted to ask if you ever have any issues
    with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended
    up losing several weeks of hard work due to no backup.
    Do you have any methods to prevent hackers?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *